A lomografia começou com pessoas usando a câmera LOMO LC-A, mas o termo abrange todas as câmeras analógicas. Sim. Aquelas câmeras em que você só vê o que tá fotogrando por um visor mínimo, que não te dá garantia que o resultado da foto é o que você está vendo no visor. A lomografia é o ato de usar câmeras em que não dá pra excluir a foto assim que tira. A lomografia é usar câmeras que usam rolo de filme, fotografar às cegas e depois mandar revelar o filme.
Primeiro de tudo: eu gosto de gente teimosa. De gente que rema contra a maré. Enquanto cada dia as câmeras digitais ficam mais modernas, mais baratas e complexas, lomografar (transformei em verbo) significa explorar um lado novo do mundo da fotografia. Mas enfim, criei seleção de fotos feitas usando câmeras analógicas. Vamos ver? <3
P.s.: todas as fotos estão creditadas, para saber quem tirou a foto, é só clicar nela :)
Eu tenho muita vontade de comprar uma e começar a fotografar, porém é algo que não tenho condiçõe$ de fazer agora :/ Até mesmo por que eu sou ambiciosa e quero começar com uma Fisheye. Mas se você tem grana pra comprar e quer começar, eu vou indicar alguns sites pra vocês:
- Lomogracinha (de onde eu peguei a maioria das fotos, porém também creditei o autor);
- Queimando Filme (de onde eu descobri fotógrafos novos e me perdi horas lendo os textos);
- Lomography (o site que dá base a esse movimento).
No Flickr vocês podem encontrar mais fotos também, é só digitar "lomography" no campo de pesquisa ;)
P.s.: eu gosto de escrever pra mim e esse post parece ser para os outros... Mas eu precisava juntar algumas das minhas fotos preferidas dos últimos tempos em um post. No fim das contas, apresento uma coisa super bacana pra vocês e tenho onde salvar meus links ;)
Acho lindo essas coisas de fotografar com filme. Um dia desses estava pensando em adquirir uma canon ae1, mas por enquanto, é só um plano. Eu gosto do aspecto e textura da fotografia analógica. Quem sabe um dia eu comece a me aventurar, mas por enquanto, estou me aperfeiçoando na digital.
ResponderExcluirRafaela, adorei essa postagem. Eu até tenho uma máquina antiga que trabalhou muito e só foi aposentada pela dificuldade de encontrar filmes para a mesma. É gostoso mexer com essas máquinas porque a gente cria efeitos fotográficos ao fotografar enquanto a máquina digital você cria efeitos a partir, por exemplo, do photoshop. Para mim é muito mais prazeroso conseguir os efeitos na hora de fotografar.
ResponderExcluirFoi muito legal essa sua dica. Vou olhar os sites e se for possível reativarei a minha raridade.
Um beijo,
Manoel
Não conhecia bem o que era a lomografia, sendo que o máximo de contato que tive foi num aplicativo de edição de imagens que apresentava esse "efeito".
ResponderExcluirLomografia é mesmo um amor!
ResponderExcluirEu amo muito. Pretendo comprar uma câmera analógica logo logo e sair tirando fotos por aí!
A lomografia tem essa coisinha de ruídos + fotos mais escurinhas que é puro charme!
Beijo, moça!
A Canon Ae1 é muito amor! Eu sou muito fã dessas câmeras modernas que usam filme, tipo a Diana F ou a Instax Mini, que são bonitinhas (sim, sou dessas) e usam filme :) A Fisheye é minha paixão, mas acho que vou comprar mesmo é a Instax Mini, por ter custo e custo de uso mais baratos. E nossa, você tá se aperfeiçoando mesmo, suas fotos são um amor! Continua se aperfeiçoando e vai ficar melhor ainda :)
ResponderExcluirBom finde, beijo!
A sua raridade hoje é, além de ser algo precioso de uma maneira que só o tempo consegue deixar, é objeto de decoração, de atividade, de pesquisa, é um hobby que muita gente é super adepta! Eu quero muito aprender a mexer com essas câmeras e saber usar seus efeitos, lembro que desde criança eu adorava, mas minha mãe não me deixava mexer nas câmeras dela :/ Fico feliz que tenha gostado do post e das dicas, tão bom quando conseguimos passar coisas legais adiante, né?
ResponderExcluirUm fim de semana de descanso e diversão, abraços!
Poxa, a lomografia é bem sensacional, é algo que vale a pena investir tempo e dinheiro! Espero que tenha gostado da dica ;)
ResponderExcluir